segunda-feira, 21 de março de 2022

Viva a Natureza!

O dia amanhece lentamente, os raios do Sol refletidos nas águas do lago tornam o momento ainda mais especial. Tudo flui normalmente, o canto dos pássaros e o leve farfalhar das folhas das árvores enchem o ambiente de poesia... até que a paz matutina é quebrada com um duplo bocejo... da capivarinha Ester e do patinho Bernardo. Os filhotes aproveitam aquele instante mágico de espreguiçar o corpo todo, deixando pra trás a noite de sono.

- Bom dia, Bê! Tudo bem?
- Bom dia, Teté! Tudo ótimo! Uma noite bem dormida sempre recarrega as energias... e admirar o que temos a nossa volta é ainda mais energizante!
- Que bom! Gostei de ver esse seu entusiasmo! Também dormi bem!
- Mas confesso que tô meio preocupado... estive pensando...
- Ih! O que foi, Bê? Algum problema com alguém da sua família?
- Não, estão todos bem, Teté! Desculpe começar o dia assim, mas estive pensando e fico impressionado com a falta de sensibilidade e amor à Natureza por parte das pessoas. Como conseguem cobrir a terra de construções, umas coladas nas outras, sem deixar um respiro, e ainda achar que assim está tudo bem! Tudo azulejado e sem árvores pra não sujar o quintal. Como se as folhas fossem se comparar à sujeira horrorosa que eles produzem às toneladas. Sem contar a total falta de cuidados no descarte do lixo!
- E os córregos e rios, Bê? Todos tomados pela poluição, que aliás é fruto da mania que o ser humano tem de mexer aonde não devia. A praga do petróleo e seus derivados, por exemplo, pra quê retirar material das profundezas dos oceanos e produzir um monte de coisa que só polui e suja nossas águas? Não consigo não me indignar ao olhar os rios que eles sujam constantemente e depois intitulam de "esgoto a céu aberto"... ora, ora... respeitem nossas riquezas naturais!
- As florestas, então, Ester, estão sendo cada vez mais devastadas por garimpos, extração ilegal e uma profusão de pastos e plantações. Parece que realmente ninguém está muito preocupado com o pulmão do mundo. Gastam dinheiro com tudo, viagens ao espaço, tecnologias a cada segundo mais modernas, enchem suas rotinas de computador, celular, equipamentos eletrônicos, mas investem muito pouco em despoluição de rios e na proteção das nações indígenas e de nossas florestas. Quando vão entender que a saúde do planeta é...
- ... ah, Bê! Agora você forçou! Não adianta falar em saúde do planeta, muitas pessoas não pensam na própria saúde como vão pensar na dos outros ou da natureza? Alimentam-se de produtos industrializados, cheios de conservantes e corantes e aromatizantes, torcem o nariz para a comida saudável e natural... pensam que o meio ambiente vai aturá-los por mais quanto tempo?
- Na minha opinião, a Terra é muito boazinha com os seres humanos, cujo senso de humanidade está cada vez mais escasso. E por falar em escassez, Teté, voltando ao tema água, eles ainda pensam que podem abusar assim das nossas nascentes? Só vejo preocupação quando as chuvas diminuem e eles se lembram dos tais reservatórios esvaziados!
- Olha... eu entendo a importância da Ciência, dos pesquisadores e gênios mundo afora, mas muitas vezes o que foi estudado e desenvolvido acaba tendo sua utilidade original deturpada. As descobertas do homem nem sempre são usadas para o bem. Não quero me aprofundar, vou dar um exemplo de algo mais recente: as redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea, que dizem terem sido criados para aproximar as pessoas, disseminar a informação, mas, na realidade, estão fomentando brigas, injustiças, falsas notícias, causando problemas de saúde, e mesmo assim as pessoas passam horas e horas conectadas, atentas à vida dos outros, esquecendo-se de agradecer pela sua própria vida, desejando ser o que não é e ter o que não tem... tristes tempos em que ter é mais importante do que ser... lamentável! 
- Esterzinha do céu... e as guerras que se espalham pelos quatro cantos do planeta? É desesperador que ainda usem armas e lancem bombas e mísseis uns contra os outros, sempre matando inocentes aos montes, como se ainda estivessem nos primórdios quando haviam batalhas por territórios. Cadê o respeito pela soberania dos países? Cadê a empatia? Cadê o respeito ao próximo? Sim, porque as guerras devastam não só os envolvidos diretamente nos confrontos, mas impacta todos os habitantes do planeta. Até a gente aqui em nosso lago... não há como escapar... o mundo é um lugar só... é único!

De repente, um barulho interrompe o bate-papo dos filhotes.
- Ai... abriu o parque. Pausa na conversa, Bê... é hora de compartilhar nosso paraíso com os humanos.
- Pois é, Teté, sorte que, agora cedinho, a maioria deles vem até aqui pra cuidar do corpo e da alma. Ah... mas deixo claro que é pausa na conversa, não em nossa indignação!

Os dois filhotes trocam um sorriso carinhoso e mergulham no lago, aproveitando o frescor da manhã.

* Este texto foi escrito para reflexão e em homenagem a duas datas extremamente importantes: Dia Internacional das Florestas (21/03) e Dia Mundial da Água (22/03). É preciso mais atenção e mobilização em prol do Meio Ambiente! Vamos proteger nossas florestas e mananciais! Respeitem a Natureza! :)

** Agradecimento especial à @ilustralika pela doce ilustração dos queridos filhotinhos Teté e Bê... :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário