sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Viva o Gordo!

Sempre admirei Jô Soares por sua inteligência, talento, criatividade, generosidade, simpatia e leveza! Seus programas de humor eram os meus preferidos, adorava seus personagens... Reizinho, Zé da Galera, Menininho (que tava sempre com soniiinho... rsrsrs), Gardelon... e Múcio com sua falta de opinião formada sobre tudo... ahahaha, tava sempre em cima do muro... ahahaha... Era diversão garantida! Ah! Jô era um gênio do humor! Quando ele passou a apresentar o talk show gostei mais ainda, adorava assistir as entrevistas, nem sempre pelo entrevistado, mas sempre pela sua elegância ao entrevistar! 
Quando ele lançou os dois volumes de sua autobiografia "O Livro de Jô", fiquei muito curiosa. Imaginei como aquelas páginas estariam recheadas de histórias de vida e dos vários trabalhos que realizou desde muito jovem no teatro e em emissoras de TV (como a icônica Família Trapo). Mas naquele primeiro momento nem pensei em comprar os livros. Passou o tempo, veio a pandemia e, durante a quarentena, passei a ler e-books. A vida volta à correria de sempre e eis que chega 2022 e Jô sai de cena... que tristeza! Sempre que perdemos um grande representante da Cultura, ficamos mais pobres. Resolvi que era hora de ler e comprei os dois e-books. 
O primeiro volume, com aquele menino desinibido na capa é um convite pra uma agradável leitura, parece que ouvimos sua voz narrando cada uma das histórias emocionantes, curiosas e divertidas. Gostei muito de dois trechos com os quais me identifiquei como escritora. O primeiro diz assim: "Um escritor se forma não só lendo bastante, mas prestando muita atenção nas pessoas, na experiência que elas transmitem, naquilo que viveram".  O segundo: "... nas conversas das esquinas, dos cafés e até dos chás da tarde das senhoras, havia uma atmosfera onde a ficção parecia estar na realidade (lá, eu sentia que nunca foi tão verdadeiro o trocadilho do Oswald de Andrade, que dizia que 'a gente escreve o que ouve, nunca o que houve')". 
O segundo volume detalha sua produção em teatro e TV e o quanto era talentoso nos diversos trabalhos que abraçou! Destaco também dois trechos que me emocionaram como fã do grande humorista e artista absolutamente sensível: "Eu só existo por causa da plateia, preciso dela pra viver". "Dediquei a minha vida a fazer a vida dos outros um pouquinho mais alegre. Talvez eu devesse contabilizar o meu patrimônio em sorrisos". 
Certamente ele fez nossa vida melhor! Aplausos ao genial e eterno Jô Soares! Viva o humor! Viva a Cultura! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário