sexta-feira, 30 de abril de 2010

Otimismo sempre!

Hoje é aniversário do saudoso Dorival Caymmi, que deixou belas canções como uma que sempre achei uma das mais simpáticas: "Maracangalha", uma parceria de Caymmi com Tom Jobim! Não precisa falar mais nada! E o vídeo que escolhi para postar é de um ensaio na casa do Tom, demais! Quero fechar o mês com otimismo e a simplicidade sofisticada dessa canção! Que venha um mês muito melhor! Beijos!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

"Assim como o oceano só é belo com luar..."

Hoje é aniversário de Nana Caymmi, adoro sua voz grave e, ao mesmo tempo, suave! Foi difícil escolher uma entre tantas canções que ela interpreta! Gosto muito das de autoria de seu pai, o saudoso Dorival Caymmi, mas resolvi postar um vídeo que traz uma pérola dos inesquecíveis Tom Jobim e Vinícius de Moraes: "Eu Não Existo Sem Você"! Uma doce música, que adoro pela simplicidade, sofisticação e beleza! Parabéns, Nana, continue nos embalando com suas belas interpretações!



Mudando de assunto - Hoje faz 30 anos que Alfred Hitchcock saía de cena! Gosto muito de seus filmes, mas o meu preferido é "Um Corpo que Cai", que é maravilhoso! Lembro da primeira vez que assisti, em VHS. Foi marcante pra mim, adorei o jeito como o gênio do suspense nos envolve com a história! Além da direção ser demais, o longa ainda traz meu querido James Stewart como protagonista, grande ator! Descanse em paz, Alfred! Beijos!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Love is my Decision"

Hoje, eu queria apenas postar uma música romântica e calma. Só pra refletir! Por isso, revirando meu baú da memória, escolhi a música "Love is my Decision", na voz suave de Chris de Burgh (normalmente lembrado pelo sucesso "The Lady in Red")! Sempre adorei essa letra doce, porque simpatizo com quem escolhe o amor, que pode ser um caminho cheio de armadilhas e obstáculos, mas certamente é o mais belo! Beijos!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Palmas para "Alice" de Tim Burton

Hoje estou sem muita inspiração para escrever, por isso vou registrar apenas uma notícia que li em vários sites: "Alice é a maior bilheteria da história da Disney no Brasil"! Mais de 800 mil pessoas assistiram só no primeiro final de semana, que delícia! Espero que as pessoas tenham se divertido e se emocionado com o trabalho de Tim Burton, Johnny Depp e Cia! Eu gostaria de ter ficado na porta das salas dos cinemas para ver a reação dos espectadores logo na saída, que, certamente, é o momento em que as impressões estão mais à flor da pele! Mas tudo bem, vou acompanhar as matérias que ainda vão surgir sobre isso e, claro, vou comentar! Vida longa para "Alice"! Beijos!

domingo, 25 de abril de 2010

Nove meses do Coisa Phina!

Hoje o Coisa Phina faz nove meses! Que lindo... Espero que ele traga muitas alegrias e seja cada vez mais visitado! Atualmente, este meu blog é uma das "coisas" mais importantes que aconteceram na minha vida, ele é meu refúgio, é onde eu consigo expressar meus sentimentos, é onde tento dar um pouco de alegria a quem me visita e, por que não, é onde tento propor reflexões sobre meus amores: o cinema e a música!

Mudando de assunto - Lendo a revista Serafina, da Folha de São Paulo, me deparei com uma matéria sobre o Sílvio de Abreu (o meu autor de novelas favorito)! Perguntado de onde vinha o seu bom humor, ele respondeu: "Eu me divirto comigo mesmo. Sou feliz graças ao cinema. Foi uma forma de escapismo muito útil na minha vida, porque me fez acreditar naqueles mitos idiotas dos filmes americanos que diziam que amanhã seria um novo dia". Concordo quando ele diz que graças ao cinema ele é feliz! Pra mim, entrar na sala de cinema sempre foi e continua sendo um momento mágico e necessário, onde esqueço um pouco dos problemas cotidianos e sonho por pelo menos duas ou três horas! O cinema serve para mim como combustível e me faz enfrentar tudo com mais bom humor! E como na entrevista Silvio cita Fred Astaire, em homenagem ao aniversário do blog, resolvi postar um vídeo de Fred dançando com sua parceira Ginger Rogers em um daqueles musicais maravilhosos! Um sonho, dá até vontade de sair dançando, claro que não com a mesma técnica, mas, tenho certeza, que com o mesmo entusiasmo! Beijos!

sábado, 24 de abril de 2010

Don't get me wrong...

Hoje, eu estava fazendo compra no supermercado e ouvi uma música da banda The Pretenders que me fez lembrar de como eu adorava esse grupo e como faz tempo que eu não ouço esse som delicioso! Sempre gostei do estilo e sempre achei a vocalista Chrissie Hynde parecida com nossa Rita Lee, que eu também adoro! Lá durante as compras, eu ouvi "Back On The Change Gang", que é ótima, mas lembrei também de "I'll Stand By You". A banda tem várias músicas de qualidade, incríveis mesmo, mas escolhi um vídeo de 1986 de uma de minhas preferidas: "Don't Get Me Wrong"! Parece que eu resolvi fazer uma viagem aos anos 1980! Mas não é saudosismo, apenas acredito que o que é bom deve ser sempre lembrado e relembrado e apresentado a quem não conhece! Sem contar que é sempre bom ouvir música de qualidade! Beijos!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Anos 1980!

Hoje é aniversário de Léo Jaime! Eu adorava suas músicas nos anos 1980! Bons tempos em que as canções tinham letra e o som era demais... adoro rock! Muitas dessas músicas embalavam meus sonhos! Gosto de várias, mas adorava "A Fórmula do Amor"... Eu cantava sempre... "Eu tenho o gesto exato/Sei como devo andar/Aprendi nos filmes pra um dia usar/Um certo ar cruel/De quem sabe o que quer/Tenho tudo planejado pra te impressionar...". Adoro seu estilo divertido! Parabéns pelo talento, Léo!



Mudando de assunto - Hoje entrou em cartaz "Alice no País das Maravilhas"! Torço para que o filme seja um sucesso de público e que as pessoas se encantem e sejam conquistadas pelo mundo maravilhoso de Tim Burton, Johnny Depp e Cia! Beijos!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Melhor é Impossível!

Hoje é aniversário do grande ator Jack Nicholson! Não preciso nem comentar o quanto Jack é talentoso e transforma qualquer história em um belo filme! Procurando em sua filmografia, encontrei dois tipos distintos, mas que mostram que ele domina completamente a Sétima Arte! O primeiro é o inesquecível Coringa, do filme "Batman" (1989), que na minha opinião é perfeito! O segundo é o escritor anti-social e neurótico de "Melhor é Impossível" (1997), um mal-humorado que adora fazer comentários maldosos sobre as pessoas. Só que sua postura muda quando ele se vê obrigado a cuidar do cachorro de estimação do vizinho, que amolece seu coração. Adoro esse filme porque é simples, humano e divertido! Até fiquei com vontade de assisti-lo mais uma vez! Vale a pena não só pela história, mas pela competente interpretação! Parabéns pelo talento, Jack! Beijos!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sentidos!

Como hoje é aniversário de 50 anos de Brasília, resolvi postar uma canção de Zélia Duncan, que viveu parte da infância e juventude lá e se identifica com a cidade. Gosto de várias músicas, mas resolvi postar uma que eu adoro e faz tempo que não ouço: "Sentidos"! A letra é demais, é uma de minhas preferidas! "Não quero seu sorriso, quero sua boca no meu rosto, sorrindo pra mim... Transfere pro meu corpo seus sentidos pra eu sentir a sua dor o seu gemido, entender por que quero você...". Aproveitem pra sonhar! Beijos!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Belos filmes!

Hoje é aniversário da atriz Jessica Lange! Procurando em sua filmografia, descobri que ela fez alguns filmes dos quais gostei muito e quero comentar! Em primeiro lugar, ela participou de "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas" (2003), que me conquistou pela criatividade e, principalmente, pela delicadeza e fantasia, coisas que o mundo precisa cada vez mais! Sem contar que é uma obra prima de meu querido Tim Burton! Sempre elegante, Jessica interpreta Sandra Bloom, a esposa do maravilhoso e sonhador Edward Bloom! Adoro esse filme! Já outro longa que gosto muito e tem Jessica no elenco é "Tootsie" (1982), um trabalho irretocável de Dustin Hoffman! Lembro que esse filme foi marcante pra mim, assisti em VHS, quando o vídeo cassette era o que havia de mais moderno! Uau! Faz tempo, hein!? Mas deixa pra lá! Voltando ao que interessa, digo que foi marcante pra mim porque era uma época de sonhos e mais sonhos e a trilha sonora inclui "It Might Be You", na voz de Stephen Bishop, uma música muito romântica! E o que mais me impressionava era o jeito como o personagem de Dustin (um ator que se veste de mulher para arrumar emprego), olhava para a personagem de Jessica! Era de uma ternura, que me emocionou! Adoro! É um trabalho divertido e, ao mesmo tempo, delicado! Parabéns Jessica por participar de filmes tão singulares! Resta-nos ouvir a música e conferir umas cenas do filme! Beijos!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

"...E Viver a Vida só de Amor..."

Hoje, é aniversário do rei Roberto Carlos! Eu gosto dele desde sempre, claro que prefiro as músicas mais antigas de seu repertório, que na minha opinião são belas em sua grande maioria! Adoro "Detalhes", "O Portão", "Emoções", entre muitas outras. Mas resolvi homenageá-lo com um vídeo da década de 1970 da música "Olha"! A letra é um doce, de uma delicadeza... "Olha você tem todas as coisas, que um dia eu sonhei pra mim...". Eu gostaria de falar mais sobre sua carreira, mas a data foi marcada por um perda tão grande para Roberto, que prefiro apenas postar a canção e desejar a ele força para enfrentar este momento! Parabéns pelo talento e generosidade, Roberto! Beijos!

domingo, 18 de abril de 2010

Quando você pede a uma estrela...

Hoje, estou melancólica... na verdade, estou angustiada! Não queria estar assim, então, resolvi postar uma linda canção, cheia de esperança e amor, na voz do saudoso e maravilhoso Renato Russo: "When You Wish Upon A Star"! A letra é linda... e diz mais ou menos assim: "Quando você pede a uma estrela/não faz diferença quem você é/tudo o que seu coração desejar virá para você/se seu coração está em seus sonhos/nenhum pedido é demais.../Quando você pede a uma estrela, seus sonhos viram realidade!" Nada como uma bela canção pra nos dar esperança. Agora, vou até a janela e se avistar uma estrela, vou fazer meus pedidos! E amanhã espero estar mais forte e animada! Beijos!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Smile!

Hoje, é aniversário do gênio Charles Chaplin, criador do adorável Carlitos! Sempre gostei de seus filmes pela delicadeza e humanidade, adoro "Em Busca do Ouro", "Tempo Modernos", Luzes da Cidade", "O Garoto", "O Grande Ditador", "Luzes da Ribalta", entre outros. Fico até sem palavras pra falar de Chaplin, admiro muito seu talento irretocável. Um artista completo, ator, diretor, produtor, roteirista, enfim, um dos cineastas mais brilhantes da história do cinema mundial que merece ser reverenciado sempre! Considero sua obra fundamental para quem gosta da Sétima Arte. Além de tudo ele ainda é compositor de lindas canções, como "Smile", que além de ser demais, era a preferida de meu inesquecível e saudoso Michael Jackson! Chaplin sabia valorizar as coisas simples da vida! E pra homenageá-lo, resolvi postar a cena do filme "Em Busca do Ouro", em que Carlitos apresenta a dança dos pãezinhos! Brilhante! Descanse em paz, Chaplin! Beijos!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pra relaxar!

Hoje, quero relaxar um pouco, por isso, resolvi postar uma foto das gravações do filme "O Turista", com Johnny Depp em Veneza! Uau! Johnny em Veneza é uma delícia! Mas pra assistir o resultado final só em 2011! Agora só nos resta esperar que filmes já finalizados, como "O Imaginário do Dr. Parnassus" e "Run Diary" cheguem logo aos cinemas brasileiros! E pra completar, uma música que relaxa qualquer um: "By Your Side", da sofisticada Sade! Vale a pena para sonhar e recarregar as energias! Beijos!


terça-feira, 13 de abril de 2010

É preciso abrir os olhos!

Hoje, li uma matéria do Estadão, assinada por Luiz Carlos Merten, sobre a passagem de James Cameron por São Paulo durante visita do diretor ao País. Adorei saber que ele estava aqui tão perto, em pleno domingo, plantando uma árvore no Ibirapuera. Gosto muito do trabalho dele, minha mãe adora "Titanic" (e eu também!), ela gostou tanto a primeira vez que viu, que acabei comprando em DVD! Mas como eu ia dizendo, a matéria do Estadão aborda a coletiva que Cameron deu, ao lado da atriz Sigourney Weaver. Gostei quando o diretor fala sobre a invasão do 3D, segundo ele, "o limite não é mais a técnica, é a imaginação". Gosto dessa idéia da imaginação no cinema, pra mim, é o que mais importa. Confesso que ainda não assisti "Avatar", acho que não tive coragem de enfrentar as três horas de 3D! Mas quando eu conferir, certamente, vou postar meu comentário!

Voltando à matéria do jornal, também gostei quando ele fala que o homem precisa abrir os olhos para o que está acontecendo ao seu redor e para a sua relação com a natureza. "O importante é abrir os olhos e o coração. A força de conscientização do cinema passa pelo fato de que ele pode nos emocionar muito"! Adoro quando o cinema me emociona e olha que isso acontece muitas vezes, melhor ainda, quando um filme nos faz pensar! Palmas para o talento de Cameron! Beijos!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Simples comentários!

Hoje, li várias notícias sobre "Piratas do Caribe 4", que será quase todo rodado em 3D, a exceção fica por conta das cenas de ação que devem ser convertidas para 3D na pós-produção. Acho legal a técnica do 3D, mas será que tudo vai ser filmado assim de agora em diante? Estou num verdadeiro dilema: meu lado labirintite não acha essa notícia nem um pouco interessante, já o meu lado cinéfila, acredita que ver Jack Sparrow (Johnny Depp... uau!) em 3D pode ser uma delícia! Vamos aguardar!

Mudando de assunto - Hoje é aniversário do cineasta brasileiro Walter Salles, gostei de "Central do Brasil", mas adorei "Diários de Motocicleta". Eu já falei em um post anterior sobre esse filme, mas em homenagem ao Walter quero colocá-lo de novo em evidência. Adorei a forma como ele nos apresentou Che Guevara quando jovem, o filme é instigante, passei a admirar Che ainda mais! Espero, um dia, ver muitos filmes iguais a esse no mercado nacional! Parabéns pelo talento, Walter! Beijos!

domingo, 11 de abril de 2010

Um bolero pra relaxar!

Hoje, estou levemente melancólica... Por isso, resolvi ouvir boleros... sei lá... é meio triste, mas gosto do romantismo dos clássicos, como "La Barca" na voz de Luis Miguel, aliás, um dos mais bonitos. Mas procurando outros, encontrei ele mesmo cantando "Contigo Aprendi", a letra é doce! E tem uma frase dessa música que sempre me chamou a atenção e eu até já coloquei em um dos meus textos (que talvez um dia se torne um belo livro. Claro que a história é cheia de humor e a frase da canção é usada ironicamente, mas é linda mesmo assim)... Vejam que romântico... em português: "Contigo aprendi que eu nasci no dia em que te conheci", adoro esses exageros! Quero tentar relaxar pra começar a semana com força total! Beijos!

sábado, 10 de abril de 2010

Adoráveis Burton e Depp!

Estou muito feliz e encantada, porque assisti ao esperadíssimo filme "Alice no País das Maravilhas", de meu querido Tim Burton, com a interpretação deliciosa de meu... uau... Johnny Depp no papel do melancólico e encantador Chapeleiro Maluco! Ainda estou em êxtase, também depois de, sei lá, um ano lendo milhares de matérias sobre o filme, eu já estava altamente curiosa pra assisti-lo! E assisti! Uma delícia! Em 3D! Confesso que no momento em que Alice cai na toca do Coelho Branco (que aliás é um charme!), tive uma leve tontura e acabei tirando um pouquinho os óculos, a queda é longa e vertiginosa e pra quem tem labirintite como eu, é angustiante! Mas depois deste momento recoloquei os óculos e mergulhei fundo no mundo subterrâneo e suas maravilhas! O toque de Burton é percebido nos mínimos detalhes, tanto o lado sombrio e como a fantasia (que por vezes nos faz lembrar "Peixe Grande")! Adorei os personagens, a destemida Alice, a Rainha Vermelha e seu cabeção, a delicada Rainha Branca, a descontrolada Lebre de Março, a inteligente Lagarta Azul, os atrapalhados gêmeos gordinhos, o Gato Risonho é a coisa mais fofa, enfim, todos são adoráveis e têm um lado melancólico e, ao mesmo tempo, são divertidos (características próprias dos personagens de Tim). Adorei os cenários, nada como a fantasia de um filme pra nos afastar das amarguras do dia a dia! Por isso, adoro Burton e suas histórias cheias de sonhos! Adoro as mensagens subliminares, saí da sessão fortalecida! Afinal, o que todos acreditam ser impossível, pode muito bem se tornar realidade, se isso for importante pra nós e se a gente quiser do fundo do coração! Quando entrei naquela sala escura, tive certeza que seria uma bela experiência e que eu sairia com as energias recarregadas! Obrigada Tim Burton por nos fazer sonhar! Eu gostaria de tecer comentários sobre o filme inteiro, mas não posso deixar de destacar o impagável Chapeleiro Maluco, do irretocável Johnny Depp! Nossa, que figura encantadora! Adorei aquele chapéu, aqueles cabelos cor de laranja e aqueles melancólicos olhos verdes! O trabalho que ele teve em dar vida ao chapeleiro é digno de aplausos, sem contar que ele também teve participação no visual do personagem, é demais! Eu ficaria aqui por horas escrevendo sobre as qualidades do trabalho de Depp e sua parceria abençoada com Burton, mas prefiro apenas recomendar o filme a todos que gostam do cinema e sua doce função de colorir nossas vidas!



Mudando de assunto - Hoje é aniversário de Omar Sharif, o eterno "Doutor Jivago", um belo clássico! Gosto também de sua participação em "Lawrence da Arábia", em que ele interpreta o charmoso Ali! Dois momentos intensos de Sharif, que marcaram sua carreira! Claro que preciso conhecer mais sua filmografia, mas é um ator admirável! Parabéns pelo talento! Beijos!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Muitas felicidades!

Hoje é aniversário de minha mais importante Coisa Phina (minha mãe!), falar dela é até difícil, tamanho é o amor que sinto e tamanha é nossa ligação desde sempre e pra sempre! Minha mãe é minha grande inspiração e minha maior amiga e a pessoa que mais me dá força! Tudo que eu fizer de melhor é e será sempre em sua homenagem, tudo que eu tenho de melhor, dedico à ela! Parabéns! Desejo à senhora muita saúde, paz e que todos nossos sonhos sejam realizados já! E para marcar a data, quero postar o vídeo de uma das músicas que adorava quando era jovem e que sempre cantava com as amigas: "Segredo", de Herivelto Martins e Marino Pinto, aqui na voz de Ney Matogrosso! Feliz Aniversário, querida mãe!



Mudando de assunto - hoje também é aniversário do saudoso Mazzaropi, pra mim, o maior cineasta que o Brasil já teve! Considero seus filmes cinema de verdade, além do que eu me identifico muito mais com eles do que com o cinema recente brasileiro! Acho que nossos cineastas poderiam tentar ser mais autênticos como Mazzaropi! Não estou desmerecendo o trabalho de ninguém, mas gostaria de me identificar mais com o cinema nacional atual e, pelo menos por enquanto, não consigo! Parabéns pelo talento e simplicidade, descanse em paz, Mazzaropi! Beijos!

Mudando de assunto 2 - Amanhã pretendo escrever sobre o filme "Alice no País das Maravilhas", do grande Tim Burton! Já adianto que é encantador!

domingo, 4 de abril de 2010

Palmas para um poeta!

Hoje, é aniversário de nascimento do grande e saudoso poeta Cazuza! Adoro muitas músicas dele, inclusive já postei uma das minhas preferidas: "Exagerado". Suas letras são demais, rock de qualidade, dá saudade desse tipo cantor/compositor! Sem contar que ele tinha um conhecimento musical enorme, gostava de grandes nomes, como Cartola, de quem ele gravou a pérola "O Mundo é Um Moinho", que é de emocionar! Mas quero homenageá-lo com "O Tempo Não Para", que eu sempre adorei, sempre cantei muito e é uma prova de que Cazuza era realmente um grande poeta! Descanse em paz! Beijos!

sábado, 3 de abril de 2010

Mil coisas!

Tenho várias "coisas phinas" para comentar. E pra começar, hoje, é aniversário de nascimento do saudoso e the best Marlon Brando! Sua atuação é sempre majestosa, adoro sua interpretação em clássicos como "Uma Rua Chamada Pecado" e "O Poderoso Chefão", mas adoro também quando marca presença em filmes como o meu xodó "Don Juan de Marco", em que arrasa ao lado de Johnny Depp! Parabéns pelo talento, Brando! Descanse em paz"!

Mudando de assunto - Hoje também assisti ao filme "Kramer x Kramer" (1979). Adoro a interpretação de Dustin Hoffman, ele faz um pai que se vê tendo que cuidar do filho pequeno, depois que a esposa resolve se divorciar! É emocionante a relação que ele tem com o menino, uma relação que é construída aos poucos. Vale a pena conferir pelo grande talento de Dustin!

Mudando de assunto de novo - A semana passada fui à livraria - um de meus passeios favoritos - e me deparei com uma publicação conjunta de "Alice no País das Maravilhas" e "Através do Espelho", me encantei e resolvi comprar! Entre ontem e hoje devorei o livro! Lewis Carroll tem uma narrativa tão envolvente que nos surpreende em cada página (e olha que eu já tinha lido Alice no País das Maravilhas antes!) Nossa, fiquei mais curiosa ainda pra ver o filme de Tim Burton! Eu queria mesmo reler Alice antes de assistir ao filme e, melhor ainda, consegui ler as duas histórias! Adorei! Agora só falta entrar na sala de cinema e mergulhar no mundo maravilhoso de Burton! Beijos!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

"Love, Love, Love!"

Hoje, resolvi postar um vídeo de uma música que eu adorava, apesar de ser levemente melancólica: "I'll Never Fall In Love Again", de Burt Bacharach. A versão em questão é de 1990, do Deacon Blue! O vídeo é um doce!



Gosto inclusive da versão original! Mas quero deixar claro que não compartilho da idéia de não se apaixonar mais... afinal, como diria nosso inesquecível Michael Jackson: "Love is the Answer"! Pensem nisso e não esqueçam, temos que cultivar o amor para conquistarmos nossos sonhos! Até porque como diriam os Beatles, "All You Need is Love... Love is all you need"! Beijos!