quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Cidadezinha

Era uma vez uma cidadezinha com bairros repletos de casinhas de cores variadas e janelas de madeira. Todas com quintal e jardim de roseiras e buchos, aqueles arbustos que parecem pequenas arvorezinhas, que despertaram muito a criatividade da Gi criança… rsrsrs… mas isso é outra história! Na frente, terraço com muretas baixas, samambaias penduradas no teto, derramando beleza e frescor aos privilegiados que descansam nas cadeiras de vime que completam o ambiente.

Delimitando os terrenos, cercas e portões de madeira baixinhos pra todos que passam na calçada poder admirar as rosas bem cultivadas e as toalhinhas de crochê na mesinha de vime no terraço. Duas portas de entrada, a da frente elegante, forte, de madeira nobre, sempre fechada a chave, garantindo a tranquilidade da sala de estar. No quintal do fundo, a porta da cozinha permanece aberta durante todo o dia, com sua cortininha de plástico esvoaçando e os aromas de bolo, assados e aquele cafezinho sempre fresco.

Ainda no fundo do quintal, um abacateiro pra dar a sombra agradável tanto pra quem quer brincar no balanço, como pra quem quer, simplesmente, sentar e ler em sua companhia. Num cantinho, uma horta com temperos, ervas, legumes e verduras. Sem esquecer do pequeno pomar com uma jabuticabeira, uma romãzeira e uma goiabeira, de onde sai a matéria-prima da goiabada mais gostosa das galáxias!

Bem sinalizadas com guias, permanentemente, pintadas de branco, as alamedas são tomadas por bicicletas, que dividem espaço com as senhorinhas e seus carrinhos de feira e poucos carros, principalmente, usados para os serviços públicos, além de um ou dois abastados habitantes da cidade que não conseguem resistir ao ronco dos motores e teimam em poluir o ar e a beleza do lugar, mas isso também é outra história!

As ruas de comércio, no centro da cidade, formam um quadrilátero em volta da praça principal. As lojas, muito bonitinhas com suas portas de madeira e vitrines iluminadas, vendem de um tudo, de alimentos a material para construção, de medicamentos a ração animal, de flores a itens de papelaria. São padarias, cafés, lavanderias, farmácias, docerias, bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de ferragens, salão de beleza, barbearia.

Na praça principal, um coreto, onde a banda municipal costuma tocar em datas especiais e, aos sábados e domingos, à tarde. O Jacarandá-paulista, símbolo da cidade, divide a praça com dois ipês, um amarelo e um rosa, além dos arbustos, ladeados por passeios de pedras e gramado impecável. Quatro bancos colocados estrategicamente em pontos isolados, garantem privacidade tanto para as conversas mais românticas, quanto as de trabalho ou pra fofocar… fazer o quê? É da vida… rsrsrs…

Bom saber que a cidadezinha tem praças menores e canteiros por todos os quarteirões de seus 10 bairros. A arborização é o charme do local e o xodó de seus moradores. Existem, sim, os jardineiros oficiais, que são funcionários públicos, mas todos os habitantes são responsáveis pelas plantas e árvores e cuidam como se fossem as de seus quintais, tudo formalizado por lei municipal de muitos anos atrás. Ou seja, a consciência ambiental é uma marca desse lugarzinho.

No lado norte da praça principal, a majestosa Biblioteca Municipal, com seus mais de 30 mil livros catalogados, oferece conhecimento, alegria e sonhos a seus frequentadores. A maioria dos moradores da cidadezinha é leitor voraz e tem na Literatura, em suas mais variadas formas, uma companheira para noites frias, tardes ensolaradas e madrugadas insones. Mas, acima de tudo, eles acreditam que a leitura transforma e conscientiza sobre as dores do mundo e as belezas da vida!

E, então, quer saber onde fica essa agradável cidadezinha? Em minha imaginação, misturada às lembranças da infância. Talvez essa cidadezinha seja minha forma de sonhar em meio a tanta tragédia climática nos quatro cantos do planeta, porque, parafraseando Legião Urbana, torço por um mundo onde o simples seja visto como o mais importante! :)

* A doce ilustração é do meu irmão Gé (Gerson Donato), um historiador que adora desenhar desde sempre... obrigada pela gentileza ❤️

Nenhum comentário:

Postar um comentário