sábado, 14 de dezembro de 2024

Sem palavras...

Adoro textos, mas a silenciosa HQ "Um oceano de amor", dos franceses Wilfrid Lupano (roteirista) e Grégory Panaccione (quadrinista) me conquistou por ser singela, divertida e, ao mesmo tempo, reflexiva! Sem balões ou legendas, a narrativa gráfica conta a saga de um casal que vive em uma cidadezinha na Bretanha (França). Ele é um pescador experiente, que certo dia, tem o barco abalroado por um enorme navio pesqueiro e não volta para casa. Ela é uma dona de casa, que desesperada, resolve sair em busca do marido desaparecido.


A partir daí, somos brindados por momentos divertidos e inusitados quando a esposa, depois de ir a uma cartomante, resolve se arriscar em uma viagem de navio com destino a uma certa ilha, onde pensa encontrar o marido. Enquanto isso, o pescador enfrenta vários desafios tentando voltar para casa, tendo por companhia apenas uma esperta gaivota! 

Se por um lado, a HQ traz uma mensagem agradável de amor relacionado à luta do casal para se reencontrar; por outro, ela escancara os problemas provocados por uma sociedade consumista que fere os mares despejando montanhas de lixo em suas águas! 


Encantadoras, envolventes e vibrantes, as ilustrações nos fazem navegar ao longo das páginas, nos divertindo e emocionando, nos mostrando a delicada e sincera relação entre o casal, o respeito do pescador pelo oceano e, acima de tudo, renovando a certeza de que o amor continua sendo a melhor rota que podemos escolher para seguir pela vida!

Viva a sensibilidade de Lupano e Panaccione! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário