segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

A "maratona" mais charmosa das galáxias!

A Corrida Internacional de São Silvestre sempre chamou minha atenção! Desde pequenininha ficava grudada na tela da TV assistindo o show dos atletas de elite e caprichava na torcida quando tinha brasileiro na ponta... mas o que mais me encantava mesmo era aquele mar de atletas amadores do pelotão geral... que imagem emocionante, uma multidão que cobre o asfalto, cheia de energia, sorrisos e braços pro alto pra estravazar a alegria de estar se desafiando pelas ruas cheias de histórias de minha doce São Paulo! Ah! Que beleza! E a Gi criança foi crescendo e cada vez gostando mais da tradicional corrida. Há muito tempo, pra mim, o dia 31 de dezembro é, em primeiro lugar, dia de São Silvestre! Levantava logo cedo pra tomar café e depois ficar curtindo a corrida. Só que como a transmissão da TV ao vivo passa rápido, porque, claro, só acompanha a elite, ficava aquele gostinho de quero mais... sempre querendo que as câmeras mostrassem mais os amadores. Pois é, considero a São Silvestre um dos acontecimentos esportivos mais inspiradores!

Desde criança eu adorava, mas nem cogitava participar da corrida, era apenas uma espectadora ou, no caso, uma telespectadora. Só que a vontade de correr sempre esteve aqui! A ilustração acima é uma prova de que a Gi pequenininha gostava de se aventurar pelas calçadas do bairro onde nasceu e passou a infância. A história dessa imagem  é a seguinte: era uma vez uma menininha que adorava brincar, passear e se divertir/brigar com os irmãos... ahahaha... coisas de criança. Um dia, nem lembro mais a causa, talvez por seu irmão (Gé) ter a posse momentânea da máquina fotográfica da família, ela se irritou e... saiu correndo... tranças ao vento, vestidinho rodado... e click... aproveitando o rompante da irmãzinha, ele fez talvez o que seria seu primeiro registro fotográfico, que ficou por anos guardado em um dos vários álbuns da família. A foto era muito bonita, com o toque especial que só registros em preto e branco têm.

Até que, em 2022, resolvi me arriscar correndo minha primeira São Silvestre e lembrei daquela foto, agora emblemática. Pensei em postá-la junto à clássica medalha. Procurei por todos os lugares, mas não a encontrei e fiquei com aquela imagem na cabeça. No dia 31 de dezembro de 2022, completei pela primeira vez a São Silvestre... uhuuuuuu... e fiquei com a sensação de que aquela imagem da Gi pequenininha correndo merecia participar do meu momento corredora de rua! Assim, tive a ideia de contar a história da foto para minha sobrinha/afilhada/parceira de sonhos e designer querida Aline (@ilustralika) e dias depois ela me presenteou com essa ilustração. Fiquei impressionada porque é muito parecida com a foto original, que a Aline nunca chegou a ver. Quando conquistei minha segunda medalha, na São Silvestre 2023, pensei: agora, sim, chegou a vez de escrever um pouco sobre adorar desde sempre a São Silvestre e sobre como a Gi menininha está feliz, aqui dentro, comemorando nossas conquistas! Viva o esporte e os atletas amadores que levam seus sonhos pra correr pelas ruas da cidade! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário