Dirigido e protagonizado por Leonardo Pieraccioni, que interpreta Bernardo, irmão de Ivana (Giulia Bevilacqua) e Giovanna (Chiara Francini), o filme tem momentos bastante divertidos e outros tensos, afinal, entre eles e o pai Arnaldo Cannistraci (Nino Frassica) há muita mágoa e problemas de relacionamento, que, aos poucos, vão sendo resolvidos ou, pelo menos, amainados.
A viagem de trailler, na verdade, acontece no haras de Bernardo, no interior da Toscana e, com a ajuda de conhecidos, os irmãos vão construindo cenários inusitados de uma Paris genérica para agradar o pai, que quase não enxerga, o que torna a tarefa mais fácil na medida do possível.
Preciso dizer que adoro comédias italianas e essa veio na hora certa! Estava precisando de algo afetuoso e, ao mesmo tempo, divertido! Gosto da forma como os conflitos são apresentados. A interpretação natural dos atores e a beleza da língua italiana são encantadoras, um prato cheio pra quem, como eu, adora a Itália e também as doces luzes de Paris!
Algumas situações são hilárias e os personagens secundários, muito bem construídos, enriquecem a trama, como os vizinhos, mãe e filho, que se incomodam com o tal trailer dando voltas no haras, os policiais, o ex-funcionário da universidade onde o pai dava aulas que encontra a família num restaurante... sem contar o flasback com a mãe, enfim, não vou detalhar as cenas, pois vale muito a pena assistir e ter suas próprias experiências!
A fotografia é agradável, o longa é de uma simplicidade que nos abraça... o roteiro, ágil e profundo, nos presenteia com ironia, drama e leveza na medida certa, ora nos levando às gargalhadas, ora nos emocionando e nos levando à reflexão. Ah! É uma doce e tradicional comédia italiana: divertida e emocionante... come noi... :)
Faz de Conta que é Paris é como sentar num café com alguém brilhante, sarcástico e impossível de ignorar. Não tem correria, não tem ação, só diálogos afiados que fazem rir e pensar ao mesmo tempo. É cinema em versão papo inteligente: ácido, elegante e cheio de charme francês — daqueles que você sai da sessão com vontade de continuar a conversa na vida real.
ResponderExcluir