sexta-feira, 21 de maio de 2021

As irmãs Brontë

Há muitos anos, li um livro de bolso, "Jane Eyre", que, na verdade, era uma adaptação da obra de Charlotte Brontë. Fiquei encantada com aquela história. Anos depois, num dos passeios pelas estantes de uma livraria me deparei com o livro e a vontade de conhecer a história original aumentou, só que não tinha grana na época... rsrsrs... Finalmente, em 2019, comprei o exemplar físico e li em apenas seis dias, a narrativa é envolvente. Jane sofre na infância, mas torna-se uma mulher forte que sonha com uma vida muito além de casar e formar família, destino reservada à maioria das mulheres no século XIX. É um clássico revolucionário, feminista e repleto de situações que mostram como a autora tinha uma visão muito à frente de seu tempo! O tipo de livro que merece ser lido e relido sempre!

"O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily Brontë, é uma história mais pesada, que mostra a inquietante relação entre Catherine e Heathcliff, que envolve amor, dor e morte, é um retrato da degradação humana. Talvez uma das coisas que me fez adiar a leitura foi a música "Wuthering Heights", gravada por Kate Bush, assustadora... rsrsrs.

"Agnes Grey", de Anne Brontë, foi uma surpresa! Sempre tive curiosidade de ler um livro dela. No caso, acabei de ler o e-book. Gostei da história porque sua protagonista, assim como as de suas irmãs, é bastante forte e também busca sua independência, trabalhando e enfrentando preconceitos e desrespeito. Agnes gosta de ler, prima pela educação e um detalhe com o qual eu me identifico muito, é seu gosto por fazer longas caminhadas. Adoro! O final também gostei bastante, fiquem tranquilos, não vou contar, mas é bonito, delicado. Enfim, a história é intimista, suave e, ao mesmo tempo, valoriza a mulher atuante, corajosa mesmo em uma época em que tinham tão poucos direitos. 

Aplausos às irmãs Brontë que souberam driblar o mundo masculino e continuam sendo lembradas pela força e importância de suas obras! Viva os clássicos da Literatura! Viva as escritoras! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário