quarta-feira, 15 de maio de 2024

Mais respeito, por favor!

“Terra”, de Caetano Veloso, sempre me emocionou, mas de uns tempos pra cá, com tantas mudanças climáticas provocadas pela ganância do ser humano, ela me é ainda mais cara! A tragédia no Rio Grande do Sul, ao lado de outras que aconteceram nos anos anteriores, como a do litoral norte de São Paulo e a seca no Amazonas, só pra citar algumas, confirma as previsões dos cientistas que têm sido ignoradas, sucessivamente, pelo poder público. Agora, não há mais tempo, os eventos climáticos extremos e raros acontecem cada vez com mais frequência, há que se ter políticas públicas que antecipem ações para minimizar os danos que virão e, assim, poupar vidas e o meio ambiente!

Voltando à canção, enquanto, em 1968, acontecia a corrida espacial no hemisfério norte, aqui no sul, o Brasil vivia a ditadura militar e, mesmo em meio a tanta turbulência e perda de direitos civis, Caetano soube falar, poeticamente, sobre a conexão profunda do ser humano com seu lugar de origem e isso não tem preço para quem ama a cultura! 
Foto: Nasa/Missão Apollo 8 (1968)
Os primeiros versos são de uma delicadeza...
"Quando eu me encontrava preso
Na cela de uma cadeia

Foi que eu vi pela primeira vez
As tais fotografias
Em que apareces inteira
Porém lá não estavas nua
E sim, coberta de nuvens
Terra, Terra
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?”

Ah! É muito sensível esse nosso Caetano! Ele sabe como emocionar, como nos versos a seguir, com os quais me identifico profundamente:
"… Terra para o pé, firmeza
Terra para a mão, carícia…”

Fico sempre revoltada quando vejo o desrespeito à Natureza. Mas preciso registrar minha indignação com a falta de cuidado que se tem no dia a dia mesmo, bairros inteiros cada vez mais impermeabilizados, prédios construídos lado a lado, sem espaço para um jardim, um arbusto que seja, para que a terra respire. Que saudade da garoa de minha querida São Paulo, cada vez mais vertical e raramente arborizada. A conta pelo violento desmatamento das nossas florestas chegou! O aquecimento global, tão ignorado e até desprezado por muitos, tem mostrado seus efeitos a todo momento! A Natureza deve ser respeitada! O Planeta Terra é nossa casa e precisa de mais carinho e cuidados! Viva a Mãe Terra! Aplausos a Caetano Veloso! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário