quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Tensão em Paris

Mais uma HQ assinada pela talentosa e criativa dupla Lafebre e Zidrou, "A Mundana" acontece, nos anos 1940, em uma Paris ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Desde a primeira cena, que mostra parisienses enfrentando o bombardeio e o toque de recolher imposto pelas forças de ocupação, já dá pra perceber a qualidade do que temos em mãos, tanto pelo roteiro quanto pela arte, e o que podemos esperar ao longo das páginas dessa ficção com belas pitadas de História!  

A narrativa envolvente nos apresenta personagens comuns que tentam seguir a vida em meio aos bombardeios e à tensão que a cidade luz vive. O protagonista é o inspetor Aimé Louzeau, que trabalha na Vicios, uma brigada policial de Paris, que combate prostituição e drogas. Em uma das operações, ele se depara com a taitiana Eeva (com "e" duplo), que ilustra a capa da HQ e dá um toque de mistério à trama.  Ainda que seja uma história marcada por momentos de violência, como em todo roteiro de Zidrou, há espaço para o humor refinado e personagens bem construídos e de uma tocante humanidade.


Para completar, tenho que dizer, mais uma vez, como me encanta a arte de Jordi Lafebre. Seu traço é de uma beleza impressionante, criativo e divertido na medida certa. Cada página é uma obra de arte, com suas nuances de cor, acompanhando o ritmo da história... cenários ricos em detalhes... cada personagem tem seu charme. Ah! Sou fã mesmo e toda a HQ que ele assinar faço questão de colecionar! Viva os roteiristas e ilustradores que tanto me inspiram! :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário