terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Sabedoria e bom-humor

Orlandeli é um dos meus quadrinistas brasileiros preferidos! Adoro seu traço e sua narrativa sempre reflexiva e, ao mesmo tempo, divertida e encantadora! Em "O mundo de Yang: caminho do meio", a cada página, o protagonista se depara com emoções e sentimentos diversos: medo, raiva, dor... enfim, todos devidamente materializados em meio à poesia e os ensinamentos do Mestre Loh!
Harumi, sensata e destemida, é um charme! Ao lado de Yang, ela sempre nos brinda com cenas adoráveis e inspiradoras, como as duas que escolhi para ilustrar minha crônica (aliás, é difícil escolher entre tantas páginas irretocáveis). Na primeira, aparece Yang alimentando a imaginação! Ah! Também adoro alimentar minha imaginação! Pra mim, ler, assim como escrever, é necessidade!
E no momento em que o autor mistura duas paixões: arte e café, conquista completamente a leitora aqui! Quando Yang diz: "Café primeiro, problemas depois", não só me representa, mas me faz lembrar de dois irmãos: o Betão (Gilberto) que não vive sem um belo cafezinho a todo instante... rsrsrs; e o Gé (Gerson), companheiro frequente nas conversas sobre livros, HQs e futebol, sempre regadas a um bom café... rsrsrs...

Ah! Adorei conhecer o mundo de Yang ainda mais porque, mesmo nos divertindo com a irreverência do protagonista diante dos desafios da vida, a leitura nos faz refletir sobre como lidamos com todos essas "criaturinhas" com as quais nos deparamos por aí! Aplausos para a poesia ilustrada de Orlandeli! Viva as HQs! :)

2 comentários: