sábado, 8 de março de 2025

Viajando no cappuccino

Escolhi uma mesa num cantinho pra relaxar tomando um cappuccino. Sim, gosto mesmo em pleno verão, não ligo para o clima, se tiver vontade, tomo sorvete no inverno. Ah! Agora lembrei de um gelato que saboreei pertinho do Vaticano... luva, cachecol, casaco, botas e um gelato de pistacchio... uau! Foi em uma viagem há alguns anos, incrível como me senti à vontade em Roma... adoraria voltar a caminhar por suas ruas históricas! 

Ainda saboreando meu cappuccino, continuei pensando, rascunhando num pedaço de papel e como uma coisa leva a outra, comecei a imaginar uma longa viagem por cidades italianas e, quem sabe, conhecer a terra natal do meu avô paterno... a cidadezinha aprazível de Pontremoli, que fica na região da Toscana! Vendo as imagens, me imaginei passeando por suas simpáticas ruazinhas, parando pra observar os cantinhos e ouvir o sotaque local... adoro ouvir conversas aleatórias em italiano!

Lembro da minha saudosa mãe dizendo que eu tinha uns comportamentos que lembravam meu avô italiano, meu saudoso pai ria e concordava... ahahaha... Grazie mille!

No último gole do cappuccino, já me vejo atravessando o Atlântico rumo à viagem dos sonhos, começando pela Itália de meu avô paterno e depois seguindo para Portugal pra conhecer Lisboa, Porto e a terra do meu avô materno: Ilha da Madeira! Opa, xícara vazia, Gi aventureira preparada, mil ideias de roteiro, só faltam os euros... rsrsrs... Um salve para meu avô italiano e para meu avô português! Viva o Brasil e suas misturas! :)


* A foto da cidade de Pontremoli, que ilustra essa singela crônica sobre inspiração e raízes, é de Lilian Donatti.

2 comentários:

  1. Gisele, adorei a crônica, me deu uma saudade enorme de Pontremoli, fiquei muito feliz que escreveu sobre essa cidade e adorei que usou minha foto! Me senti com você nessa mesa tomando um capuccino!

    ResponderExcluir