sábado, 7 de junho de 2025

Sabino em dose dupla

Por esses dias, mergulhei nas divertidas mineirices de Fernando Sabino. Comecei lendo a coletânea "O homem nu". Em seus quarenta contos e crônicas reunidos nesta edição, o autor nos surpreende nas diversas situações em que mostra as sutilezas da natureza humana. Uma leitura fluida recheada de humor, sensibilidade e pitadas de ironia! 

O conto que dá título à coletânea é o destaque... um homem, que está em sua casa, numa manhã comum, se despe pra tomar banho e enquanto espera a mulher sair do banheiro, resolve fazer um café... e pegar o pão na porta de serviço e eis que um vento, sabe-se lá se noroeste... resolve deixá-lo em uma situação nada agradável... rsrsrs... vou parar de contar, mas recomendo esta obra de Sabino pra quem quer uma leitura leve e aconchegante!



Em seguida, embarquei em "O grande mentecapto", que narra as aventuras e desventuras de Geraldo Viramundo numa verdadeira saga pelas cidades mineiras. Acompanhamos Viramundo desde criança e ao longo de sua vida, um personagem muito bem construído, generoso e absurdamente destemido em sua inocência infinita.

A história é envolvente, ora hilariante, ora emocionante... e quando percebemos, estamos torcendo por Viramundo, o menino nascido em Rio Acima, que resolve ganhar o mundo, no caso Minas Gerais, indo de cidade em cidade, vivendo situações inusitadas e surpreendentes. Viva Sabino! Aplausos à inventividade dos escritores brasileiros! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário