quinta-feira, 17 de maio de 2018

A vida passa...

Lia adora caminhar todas as manhãs, se pudesse passava o dia caminhando sem hora pra voltar pra casa. Quando caminha é como se vivesse um sonho ou em um mundo paralelo. Mas a vida real sempre exige sua presença e o relógio avisa que está quase atrasada.
Jovem arquiteta, mas já respeitada no mercado, ganhou um dia de folga antes de começar seu primeiro grande projeto, um novo espaço cultural. Tenta conter a euforia, afinal, precisa de concentração e pés no chão. A caminhada é a forma que encontrou para manter o equilíbrio!
Naquela manhã, o parque está especialmente iluminado e os passarinhos inspirados em sua cantoria. Aos poucos, Lia aumenta o ritmo da caminhada, enquanto pensa na vida, em suas conquistas profissionais e nas reuniões infinitas que terá pela frente, mesmo assim é só satisfação.
Depois de mais uma volta completada, ela diminui o ritmo e passa por duas velhinhas. Uma delas dizia que tal pessoa devia parar de se preocupar com bobagem, porque “a vida passa e a gente nem vê”. A frase a faz estremecer. Foi como se uma luz de alerta acendesse na frente de Lia. E um pensamento começou a martela sua cabeça: o que será que estou fazendo de minha vida?
Voltando a caminhar, agora, quase se arrastando, Lia tenta rever seu cotidiano e constata que tem trabalhado demais e só trabalhado, quase não consegue ver seus pais e menos ainda seus avós. Ainda atordoada pelos pensamentos, ela é alcançada mais uma vez pelas velhinhas, que sem a menor cerimônia disparam: “o que foi, menina? Descobrir que a vida passa e a gente não vê foi tão surpreendente assim”? “Aproveita esse momento de lucidez e vai viver... porque como dizia o poeta, o tempo não para”.
As velhinhas se afastam e como se a vida a chacoalhasse, Lia cai sentada em um banco e fica ali... pensando alto: “é isso... há quanto tempo não fico assim sentindo o vento no rosto, há quanto tempo não dou uma risada descontraída? Pois é, preciso aprender a diferença entre perder e ganhar tempo... antes que a vida passe por mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário