sábado, 8 de junho de 2024

Leveza e profundidade


Do quadrinista francês Manu Larcenet, "O Combate cotidiano" conta a história de Marco, um jovem fotógrafo que se cansa de retratar a guerra e decide se refugiar no campo, com seu gato, o temperamental Adolf, pra tentar encontrar seu lugar no mundo. É um relato comovente que mescla luta da classe trabalhadora com desafios pessoais do protagonista, como amadurecimento e autoaceitação, relações com o pai, a mãe, o irmão, a namorada, os amigos. 

É uma história impactante e, profundamente, humana, em que os personagens no estilo cartum trazem leveza aos temas densos que são abordados ao longo da vida de Marco. A HQ conquista o leitor por tratar do combate cotidiano que todos nós enfrentamos e que nos faz quem somos. O autor sabe como temperar assuntos tensos com bom humor e traços leves que tornam a leitura fluida e, ao mesmo tempo, impactante.

Como leitora, fui aprendendo a entender Marcos, que enfrentando as dificuldades cotidianas consegue superar medos e inseguranças, tornando-se um cara melhor. Afinal, as pequenas coisas, os momentos mais bonitos que vivemos são, realmente, o que importa, os que merecem ser guardados e pelos quais vale a pena enfrentar a gangorra de sentimentos que a vida nos oferece todos os dias! Ah... é uma leitura divertida e reflexiva como só as melhores HQs sabem ser! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário