Quando estava pesquisando outros trabalhos do roteirista Zidrou (que adoro), dei de cara com a história da baleia que guarda atrás de seu sorriso a maior biblioteca dos mares! Ah! Fiquei muito curiosa, tanto pelos livros quanto por esse animal que acho de uma beleza e um mistério encantadores. A HQ "A baleia biblioteca" (com arte de Judith Vanistendael) me conquistou só pela ideia e após a leitura posso dizer que, como estamos falando de mar, é uma pérola que vale muito a pena conhecer! A dedicatória aguçou ainda mais minha curiosidade.
O narrador é um carteiro do Correio Marítimo, trabalho que o leva, frequentemente, para o alto mar, onde um dia conheceu a baleia mais literária das galáxias! Mas tenho que dizer que, além de manter uma biblioteca dentro de si, frequentada por peixes e outros animais marinhos e que o carteiro teve a oportunidade de visitar, de vez em quando ela ainda gosta de colocar seus óculos e ler histórias quando requisitada pelos peixinhos, que amor!
Paralelamente à história da baleia, o carteiro tem sua esposa grávida, que fica a sua espera, sempre que ele sai de barco para entregar as correspondências.
Logo que conhece a baleia biblioteca, ela lhe empresta um livro... ah... o diálogo é de uma doçura! Ele diz: "E tem final feliz, assim espero", e ela: "Eu
detesto as histórias que não têm final feliz." (Com o verbo sublinhado mesmo... me identifiquei completamente... ahahaha).
As ilustrações delicadas combinam com o tom suave da história, mas preciso adverti-los que o final é, absolutamente, comovente e reflexivo. Não vou contar mais detalhes, prefiro deixar que conheçam a história para terem suas próprias sensações. Chego à conclusão que cada roteiro do Zidrou me instiga a querer ler os próximos e me inspira a escrever ainda mais... rsrsrs... Como ele diz, "a gente aprende a contar histórias como aprende a nadar, para não se afogar! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário