Encantadora, "Balada para Sophie", do roteirista português Filipe Melo e do ilustrador argentino Juan Cavia, conta a história do pianista Julien Dubois, aposentado, que vive recluso em sua mansão, tendo como companhias sua governanta Marguerite e o gato Maurice. A história se desenrola, a partir do dia, em que uma jornalista chamada Adeline chega para entrevistá-lo e, depois de um estranhamento inicial, consegue que ele se abra e conte passagens marcantes de sua vida.
Com cores fortes, a bela ilustração torna a leitura mais instigante e nos ajuda a descobrir tanto os trágicos como os doces acordes dessa sinfonia. A rivalidade de Dubois com o pianista François Samson, desde a infância, conduz a narrativa e nos mostra várias facetas da personalidade do protagonista, que aos poucos conquista o leitor. Pelo menos a mim o rabugente maestro conquistou... rsrsrs... Um detalhe que me marcou, por me lembrar de situações pelas quais passei, é quando Adeline chega na mansão e a governanta pede que espere, mas avisa que "o maestro detesta todo tipo de visitas, principalmente, de jornalistas"... vida dura a nossa... rsrsrs...
Voltando à HQ, os personagens são muito bem construídos e, a cada página, nos aguçam a curiosidade, é o caso do morador de rua Piolho que acolhe o jovem pianista, tentando orientá-lo sobre os perigos da cidade. Outra personagem cativante é a governanta Marguerite que, aos poucos, começa a gostar de Adeline e acredita que sua presença faz bem ao maestro, que, em suas palavras, "apesar do mau humor, tem bom coração". A divertida cena em que Dubois e Marguerite encontram o gato Maurice e o adotam é um charme, texto e ilustração se completam harmoniosamente. Ah... e um momento delicado é quando ele conhece a bailarina Isabelle Montgomery, esposa do rival. Os dois protagonizam belas cenas com leves pinceladas de romance. Temperada por emoção e revelações, a HQ é uma verdadeira aula de como prender a atenção do leitor a cada página! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário