sábado, 21 de setembro de 2024

As aventuras de Tintim na Lua


Estas são as duas primeiras histórias que leio da série "As Aventuras de Tintim". O tema definiu minha escolha... adoro a Lua e por isso resolvi que seria com esses volumes que iria mergulhar no mundo do personagem icônico, criado pelo belga Hergé. Publicadas no início dos anos 1950, muito anos antes da primeira expedição à Lua (1969), as HQs mereceram muita pesquisa do autor para que o enredo fosse bem construído e ao mesmo tempo divertisse o leitor. O bom-humor está presente ao longo das duas historias, inclusive, nos momentos mais tensos e arriscados. 

Hergé criou um estilo que se tornou referência e revolucionou os quadrinhos na Europa e influenciou artistas ao redor do mundo. Não é à toa que a Bélgica é a terra de grandes artistas da Nona Arte, onde os quadrinhos ganharam, em maio deste ano, o status de patrimônio imaterial de Bruxelas, capital belga, que abriga o Museu da História em Quadrinhos.

Em "Rumo à Lua", Tintim e o Capitão Haddock são convidados pelo professor Girassol a irem para Sildávia, onde está desenvolvendo um projeto ultrassecreto do governo: a construção de um foguete que levará tripulantes à Lua! Surpresos, Capitão Haddock, o repórter Tintim e seu cachorrinho Milu descobrem que serão, ao lado do próprio professor, os tais tripulantes, a partir daí a historia se desenrola. 
Gostei muito da dinâmica da narrativa, com informações técnicas reais e pitadas preciosas de bom-humor! Não vou contar mais detalhes, mas Hergé sabe como fisgar o leitor. Tanto que fiquei curiosa para ler o próximo volume!

Já em "Explorando a Lua", após enfrentarem várias tentativas de boicote à viagem, Tintim e companhia conseguem partir rumo ao satélite natural. Mas nem imaginam como a aventura, que por si só já seria tensa, terá lances de perigo e trapalhadas, inclusive a descoberta da presença de tripulantes inesperados e não menos atrapalhados. Além de ser uma leitura fluida e emocionante, o leitor se depara com informações técnicas impressionantes sobre uma expedição do homem à Lua, mesmo tantos anos antes de acontecer de fato. Em resumo, posso dizer que as aventuras de Tintim na Lua são diversão mais que garantida, com roteiro muito bem construído e cores encantadoras! Viva Hergé e sua arte! Viva as HQs que nos proporcionam viagens incríveis e inspiradoras! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário