quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Um clássico das tirinhas brasileiras

Criador da revista Fradim, o cartunista, quadrinista, jornalista e escritor Henfil (Henrique de Souza Filho) revolucionou as tirinhas e soube driblar as dificuldades, fazendo o leitor rir, sem jamais deixar de alfinetar a política, a religião e as desigualdades sociais, durante os sombrios anos da ditadura militar. 


Com os personagens Fradim e Cumprido,  o cartunista ironizava a religião e seus tabus. Desbocado, cruel e provocador, Fradim está sempre debochando das culpas de Cumprido. Mas a tirinha abaixo, com a qual dou muitas risadas toda a vez que leio, mostra uma das poucas situações em que Cumprido leva a melhor... ahahaha! 



Já, no Alto da Caatinga, o trio de personagens formado pelo cangaceiro, Capitão Zeferino,  a simpática e representativa Graúna e o intelectual Bode Orelana, que come livros, jornais e revistas. O trio rende boas risadas, mas, acima de tudo, muitas reflexões, mostrando a desigualdade social que assolava o Brasil dos anos 1970, em plena ditadura militar; desigualdade essa que, infelizmente, continua severa até hoje. Na tirinha acima, Graúna deixa Zeferino e Orelana surpresos quando diz sentir que, finalmente, vai voar: "Quero que o vento histórico me erga do solo e me faça planar sobre a alegria dos Maracanãs, Morumbis, Mineirões...". Ah! Henfil não dava ponto sem nó... as entrelinhas eram sempre significativas! 
Viva a arte de Henfil! Viva a democracia que nos possibilita a livre expressão e a realização de sonhos! :)

* Dos números de Fradim que aparecem na primeira foto, comprei apenas o número 1, os demais ganhei de presente do meu irmão Gé, inclusive, o número 20, Fradim Mulher, adoro... ahahaha... ❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário