Agora quero falar sobre Spirit, o herói mascarado, criado em 1940. A coletânea, publicada pela JBraga Comunicação, em comemoração aos 80 anos do personagem, traz nove histórias, inclusive a que conta como o criminólogo Denny Colt se tornou Spirit, temido pelos bandidos de Central City.
A que mais gostei é "Ouro", uma mistura de faroeste, mistério e aventura, mostrando toda a genialidade de Eisner ao criar ambientes, tramas e ilustrações, resultando em histórias que envolvem o leitor a cada quadrinho!
Achei interessante também os depoimentos, que precedem cada uma das nove HQs, assinados por profissionais renomados da indústria dos quadrinhos. Eles trazem detalhes da forma como Eisner trabalhava, sobre a criação de Spirit e reiteram a admiração que têm pelo artista que, além de ser considerado o pai das HQs, popularizou o termo graphic novel quando publicou, em 1978, o álbum "Contrato com Deus e outras histórias de cortiço"!
Só faço uma ressalva, embora respeite muito o trabalho dos artistas que colorizaram cinco histórias, confesso que prefiro Spirit em p&b! Mas qualquer publicação com obras de Eisner vale a pena! Viva os clássicos das histórias em quadrinhos! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário