segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Em breve, o talento e a beleza de Michael em DVD
domingo, 29 de novembro de 2009
Quando o talento dos atores faz um filme valer a pena!
Hoje, assisti ao DVD de “Tinha que Ser Você”, com Dustin Hoffman e Emma Thompson. É um filme delicado, mas levemente melancólico. A história vale a pena, não só por ser um romance entre pessoas maduras, mas pelo casal de protagonistas. Talentosos, Emma, interpretando a inglesa Kate Walker, e Hoffman, o músico americano Harvey Shine, são certamente a melhor parte do longa. Gosto de Hoffman faz tempo, lembro de sua interpretação maravilhosa em “Tootsie”. E toda vez que descubro que ele está em um novo filme, tento assistir, porque sei que sua presença garante boas cenas! Por isso, recomendo o filme! Ah! Só mais uma coisa, não entendo por que esse nome em português, se o original “Last Chance Harvey” tem muito mais a ver com a história! Deixa pra lá... Este é o eterno problema dos títulos traduzidos sem o menor critério! Beijos!
sábado, 28 de novembro de 2009
Um belo filme de gângster!
Hoje assisti mais uma vez, agora em DVD, o ótimo “Inimigos Públicos”, do diretor Michael Mann, com meu... uau... Johnny Depp! Claro que na telona é mais emocionante, mas quando o filme é bom, até em DVD é imperdível! Tudo bem que, nesse caso, não consigo comentar sem o olhar apaixonado, mas consigo também usar a razão e analisar o filme! Em primeiro lugar, considero John Dillinger um gângster muito carismático! Em segundo lugar, porque a direção é maravilhosa, a trilha sonora, os cenários e os figurinos, então, são demais! Sem contar que o Dillinger interpretado por Depp é um charme e tem um senso de humor incrível! Ao mesmo tempo em que planeja e executa assaltos, ele arruma tempo para viver um intenso amor com Billie Frechette (Marion Cotillard). Aliás, o amor tinha um peso muito grande em sua vida! E ele era espirituoso, tinha um quê de generosidade e gostava de ser admirado pela opinião pública! Aliás, interessante como ele conseguia permanecer anônimo em meio à multidão! A cena final quando ele sai da sessão de cinema, em que assistiu “Vencido pela Lei”, com Clark Gable, é muito bem produzida, mas é realmente triste! Dillinger conquista o espectador assim como conquistou o povo naquela época! Em resumo, o filme é muito bom e, em minha apaixonada opinião, merece pelo menos indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro! Vamos aguardar e torcer! Beijos!
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Músicas e lembranças!
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
70 anos de Tina Turner!
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Quatro meses do Coisa Phina!
Entre as notícias que li, hoje, uma me chamou a atenção e quero comentar: a entrevista coletiva que o diretor italiano Giuseppe Tornatore concedeu aqui em São Paulo. Ele está na cidade para apresentar seu trabalho mais recente, “Baarìa – A Porta do Vento”, na Semana Pirelli de Cinema Italiano. Só que quando se fala em Tornatore, é inevitável lembrarmos de “Cinema Paradiso” (1988). Adoro esse filme! Acredito que todo cinéfilo também! A delicada história do menino Toto, que se encanta pelo cinema e faz amizade com o rabugento projecionista Alfredo é uma poesia! Quantas vezes a gente não se sentiu (e continua se sentindo) hipnotizado pela telona, como aquele garoto. A alegria e a satisfação de Toto durante as sessões é contagiante. Realmente, é uma obra-prima que merece ser vista e revista muitas e muitas vezes! Beijos!
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Rock é rock!
Escrita, há 40 anos, por Mick Jagger e Keith Richards e lançada em 1971, é um clássico maravilhoso e merece ser postado! Afinal, esta é minha banda de rock preferida! Deu uma saudade enorme do show de 1995, no Pacaembu! Que delícia! It’s only Rock’n’roll, but I like it”! Beijos!
domingo, 22 de novembro de 2009
Aplausos para o humor inteligente!
Hoje é aniversário do cineasta Terry Gilliam, que ultimamente esteve sob os holofotes por causa do filme “O Imaginário do Doutor Parnassus” (último longa do ator Heath Ledger), que ainda não tive a chance de conferir! Mas para comemorar o aniversário de Gilliam, assisti mais uma vez o clássico “A Vida de Brian”, do genial Monty Python, grupo inglês do qual ele fez parte! Adoro este filme, porque minhas cenas preferidas continuam me fazendo rir como da primeira vez que as assisti, ainda na época do VHS. Entre elas, a cena do sermão, quando rola uma discussão em torno de um narigudo; a cena do apedrejamento, quando o velhinho condenado provoca o povo; Brian fugindo da multidão que pensa que ele é o novo Messias, o ermitão no deserto; e, no final, os crucificados cantando pra relaxar! Demais! Não quero contar muitos detalhes para que quem ainda não assistiu tenha o prazer de descobrir suas cenas favoritas! De qualquer forma, quero registrar que só pelo fato de Gilliam ter participado de um grupo tão inusitado como Monty Python, fico com uma enorme vontade de ver seu trabalho em “Dr. Parnassus”, que espero que estreie em breve nos cinemas brasileiros! Ah! Qualquer dia quero comentar “Em Busca do Cálice Sagrado”, que também tem cenas impagáveis! Humor de qualidade é tudo! Parabéns pelo talento, Terry! Beijos!
sábado, 21 de novembro de 2009
Boa Leitura!
O “Almanaque do Cinema”, de Érico Borgo, Marcelo Forlani e Marcelo Hessel, do site “Omelete”, é uma ótima diversão para cinéfilos mergulharem em histórias e curiosidades da Sétima Arte.Mesmo que os autores avisem, no começo do almanaque, que não pretendem fazer uma lista definitiva com os melhores filmes de todos os tempos, até porque “o que é bom para um pode não ser para outro”, quero falar um pouco do que não gostei. Na parte sobre diretores, cadê o grande Tim Burton? (E não é só porque sou sua fã, mas acredito que ele já fez o suficiente para entrar em listas “definitivas”). Além disso, o pouco destaque dado a Woody Allen foi triste, ele merece muito mais! E para finalizar, Johnny Depp aparece apenas como “sedutor”. Não é por nada, mas, atualmente, Depp é um dos mais inteligentes e criativos atores de Hollywood, não dá pra ser apontado apenas pelo seu charme (que é enorme!). Ah! E o pirata Jack Sparrow poderia ter sido citado quando o foco eram os personagens.
Mas também adorei muita coisa, por exemplo, a parte que fala dos grandes estúdios e a evolução do cinema! Dos atores destacados, além de James Dean e Marlon Brando (entre outros), aplaudo o destaque dado a James Stuart, adoro o trabalho dele, principalmente, em “A Felicidade não se Compra” e “Um Corpo que Cai” (meu Hitchcock preferido!). E também gostei da lista de filmes, percebi que já assisti muitos deles, que ótimo!
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Cinema e família para comemorar o 100º post
Meu amor pelo cinema é de família! Minha avó materna adorava cinema e levava os filhos à sessão dupla, praticamente, todos os sábados. Mais ou menos dos 14 aos 21 anos, minha mãe foi ao cinema, com minha avó e minhas tias! Normalmente, a sessão dupla apresentava um western e um drama, às vezes, comédia! Para minha avó, o dinheiro era contado, mas o cinema dela e dos filhos estava sempre garantido! Que delícia! Na minha adolescência foi diferente, nunca tive muito dinheiro para ir ao cinema, fui poucas vezes, mas foram marcantes! Um dia volto a falar sobre isso!
Por ter ido tanto ao cinema, minha mãe sempre me dá dicas interessantes de filmes da década de 1940 e início da de 1950, quando ela era assídua frequentadora das salas de cinema!
Só não posso deixar de dizer que meu amor pela Sétima Arte é de família também porque meu pai (que não está mais aqui) adorava cinema e sempre me falava dos clássicos e de seus atores e atrizes preferidos. Ele gostava de lembrar como era bom ir ao cinema! Eu me lembro que a primeira vez que ele me falou de “Gunga Din”, eu achei o nome estranho, mas quando assisti, foi maravilhoso! Lembro também dele falar do belo “Por Quem os Sinos Dobram” (que também gosto!).
Já minha mãe sempre me falava de dois filmes em especial: “Arroz Amargo” e “Amar Foi Minha Ruína”, quando vi os dois em DVD, adorei! Cada um no seu estilo, mas muito bons! Hoje fazemos sessões de cinema, aos sábados à tarde, e sempre depois do filme a gente comenta que achou! Na sala de casa e em DVD, mas simplesmente uma delícia!
Pra finalizar, alguns anos atrás assistimos “Titanic”, ela ficou encantada! E só lamenta duas coisas: que o personagem do Leonardo Di Caprio morre no final e que o ator não ganhou um Oscar por sua interpretação no filme! Em sua homenagem, vou postar cenas do premiado longa! Beijos!
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Uau!
Prometo que amanhã eu mudo de assunto, mas hoje, sem chance! Pela segunda vez, Johnny Depp foi escolhido pela revista “People” o homem mais sexy de 2009! Uau! Eu tenho bom gosto! (rs) Ele é tudo! E, segundo Kate Coyne, editora da revista, “ele era sexy 10 anos atrás, ele será sexy daqui 10 anos”! Concordo e assino embaixo! É de tirar o fôlego! Johnny é meu ponto fraco, quando falo dele, sou só emoção!E pra coroar a notícia, resolvi colocar uma foto tirada, esta semana, durante o lançamento da exposição do maravilhoso diretor Tim Burton, no MoMa, em Nova York.! Olha só como ele merece o título de homem mais sexy do ano! Coisa Phina! Beijos!
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Depp em destaque!
Desculpem, mas vou falar novamente de meu amado Johnny Depp, já que, hoje, ele foi notícia em sites especializados em cinema. Em primeiro lugar, porque saiu o terceiro cartaz do filme “Alice no País das Maravilhas”, do grande Tim Burton, com o Chapeleiro Louco em destaque! Que lindo! Esse filme realmente já é um sucesso, a gente fica esperando a divulgação de cada detalhe e contando os dias para assisti-lo e olha que são dias... A estreia acontece só em março de 2010!A outra boa notícia é sobre o tão esperado “Piratas do Caribe 4”, que, finalmente, parece que vai deslanchar! Segundo informações do site Omelete, Rob Marshall está confirmado como diretor da quarta parte da saga de Jack Sparrow. E falando no charmoso pirata, o diretor disse, em entrevista, no domingo passado, que já se reuniu com Depp e que ambos estão animados em trabalharem juntos! Isso é ótimo!
É um prazer falar dele, mas duro mesmo é ter que esperar para conferir um novo trabalho de Johnny nas telonas! Só me resta aproveitar para rever alguns longas de sua filmografia. Esta semana pretendo rever um em especial, mas pode deixar que depois eu faço um comentário a respeito! Beijos!
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Johnny arrasa!
Bastou uma entrevista de Johnny Depp para o Cineclick da Uol pra eu ficar ainda mais animada para rever “Inimigos Públicos”! Assisti em uma cabine de cinema e estou louca pra ver de novo! É sempre assim, quando um filme no cinema me conquista, gosto de vê-lo em DVD pra conferir detalhes que possam ter passados despercebidos na primeira vez! Sou suspeita pra falar, mas todo filme que Depp faz eu adoro e esse, sem dúvida, é cativante, principalmente, porque mostra a vida de uma figura polêmica e encantadora! Ao ser perguntado sobre o que aprendeu com Dillinger, Depp confessa: “Entrei para o projeto amando John Dillinger e saí amando ainda mais. A verdade é que o respeito muito”. Concordo que o assaltante de bancos foi uma figura realmente marcante, mas uso a mesma frase para falar sobre Depp. No meu caso, entrei no cinema amando Johnny Depp e depois de sua interpretação como Dillinger, sai amando-o ainda mais! Ele é um talento admirável! Agora tenho que rever esse filme de qualquer jeito! Beijos!
domingo, 15 de novembro de 2009
Descobrindo canções e talentos!
sábado, 14 de novembro de 2009
Um belo clássico e sua canção inesquecível!
“Tarde Demais para Esquecer” (An Affair to Remember), de 1957, com Cary Grant e Deborah Kerr, é um amor! Dirigido por Leo McCarey, o filme é envolvente e, quando a gente vê, tá torcendo para que o gentleman Nickie Ferrante (Grant), finalmente, fique com a elegante Terry McKay (Kerr).Uma história de amor bem-humorada, que delícia! Acredito que amor e humor devem andar sempre juntos! Na cena final, eu e minha mãe ficamos felizes e até suspiramos de alívio só de ver Nickie chegando a casa de Terry. Não vou ficar aqui contando detalhes do filme, mas vale a pena ser visto uma, duas, três, várias vezes! Só posso dizer que é a história de uma relação delicada entre uma bela mulher (e seus vestidos maravilhosos) e um homem lindo, charmoso e elegante (com seus ternos impecáveis), enfim, o romance de um belo casal, embalado por uma das músicas mais bonitas do cinema: “An affair to Remember”, que no filme é interpretada por Vic Damone, mas que neste vídeo está na voz de Nat King Cole! Um filme para não esquecer! Beijos!
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Michael: this is the man!
Hoje li um artigo do Paulo Ricardo (ex-RPM) na Folha de S.Paulo sobre Michael Jackson e fiquei com vontade de comentar. Em primeiro lugar, quero deixar registrado que todas as vezes que eu ler um texto sobre Michael que exalte o seu talento, vou comentar e agradecer o respeito e o carinho! E Paulo Ricardo escreveu um artigo maravilhoso, sobre o filme “This is It”! Quero destacar dois trechos que assino embaixo, o primeiro sobre o envolvimento total de Michael: “Dirige banda, bailarinos e até escavadeira com perturbadora docilidade”. E no final do texto, quando define o documentário como o “gran finale” de Michael: “Um tapa com luva de pelica em seus detratores, um apagar das luzes dramático e emocionado, o adeus de um gênio na intimidade de seu habitat: o palco”. Sempre digo que Michael era completo como artista e maravilhoso como ser humano. E que o palco é onde ele se sentia mais feliz! Por isso, vou postar uma música que sempre adorei, uma parceria de Michael com Paul McCartney: “The Man”, que, embora não tenha um videoclipe especifico, vale a pena pelo som e pelas belas vozes! Beijos!quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Parte da história do cinema em perigo!
Hoje, li uma notícia que me deixou chocada: a Metro-Goldwin-Mayer (MGM) corre o risco de leiloar seu famoso logotipo do leão! A vinheta com aquele rugido é tão marcante para quem gosta de cinema, ela é que faz com que a gente se desligue do mundo lá fora e mergulhe nas histórias da telona! Esse logotipo faz parte da história do cinema! Como é que acontece uma coisa dessas, o mais tradicional estúdio de Hollywood chegar à beira da falência, mesmo tendo produzido longas tão importantes como “Ben Hur”, “O Mágico de Oz”, “E o Vento Levou”, “Cantando na Chuva”; e tido um casting com nomes como Clark Gable, Greta Garbo, Spencer Tracy, Joan Crawford, Judy Garland, Elizabeth Taylor, Fred Astaire, Gene Kelly, entre outros astros e estrelas! Só espero que o estúdio consiga se recuperar e que o rugido desse leão não seja calado, pelo bem da Sétima Arte e dos fãs do cinema de qualidade! Beijos!
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Vida longa ao Aerosmith, com Steve Tyler!
Depois do apagão de ontem, hoje, volto a falar de Aerosmith – um dos grupos de rock que eu adoro! Esta semana, rumores davam conta de que o vocalista (maravilhoso!) Steve Tyler (que eu vi em ação num show na década de 1990 e me apaixonei! Que presença de palco!) sairia do grupo. Mas uma notícia publicada ontem me deixou mais sossegada: em um show solo do guitarrista Joe Perry,
sábado, 7 de novembro de 2009
Aplausos para o cinema e os cineastas de qualidade!
Hoje eu assisti ao filme “Quem quer ser um milionário?”, com direção de Danny Boyle. Achei muito interessante como o protagonista Jamal conseguiu acertar todas as perguntas e ganhar os 20 milhões de rúpias. Mas uma pergunta intrigava as pessoas, como um rapaz que vivia nas ruas poderia ter tanto conhecimento? Com essa pergunta na cabeça, a policia prende o rapaz por suspeita de trapaça e aí é que o filme fica interessante. Adorei a forma como a história foi contada: para provar sua inocência, Jamal conta sua história e de onde tirou cada uma das respostas, relembrando sua infância com o irmão Salim e até sua paixão pela jovem Latika, que conheceu quando criança. Uma das cenas mais interessantes é a que ele pede o autógrafo a um dos mais famosos astros do cinema indiano, que também faz com que acerte uma das perguntas do programa. Gostei e recomendo!Mudando de assunto:
E hoje o cinema brasileiro perdeu um de seus mais importantes representantes: o ator e diretor Anselmo Duarte, que saiu de cena, mas continua brilhando na história do cinema mundial, já que é o único brasileiro a vencer o tradicional festival de Cannes, com “O Pagador de Promessas”, premiado com a Palma de Ouro, em 1962. Eu já assisti, mas fiquei com vontade de rever. Baseado em texto de Dias Gomes, este é um belo exemplo de cinema de qualidade! Eu adoraria que atualmente tivéssemos filmes como esse e como os que Anselmo atuou como um dos galãs mais queridos da telona. Filmes brasileiros que tinham charme e técnica, que andam em falta! Parabéns pela carreira de sucesso, Anselmo! Descanse em paz! Beijos!
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Do tempo dos videoclipes!
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
A elegância genial de Woody!
Que ótimo! O Centro Cultural Banco do Brasil vai realizar a mostra “A elegância de Woody Allen”! Adorei o nome, realmente, sua filmografia é uma elegância! A mostra começa no dia 18. Só não gostei de uma coisa: o filme inédito “Tudo pode dar certo” só vai passar em dois dias, na abertura do evento, que é só para convidados, e em uma quinta-feira, às 14h30, brincadeira, hein!? É pra quem assistir? Quem trabalha, como a maioria das pessoas, vai ter que esperar para quando entrar no circuito! Mas tudo bem!terça-feira, 3 de novembro de 2009
Expectativa frustrada!
Ontem, assisti ao filme “Divã”, com direção de José Alvarenga Jr. e Lília Cabral como protagonista! Eu tinha uma expectativa muito grande com relação a esse filme, demorei para alugar o DVD. Mas confesso que eu esperava mais! Nem sei direito o que falar, mas, a pedidos, vou tentar fazer um breve comentário! Acho a ideia do filme boa, mas, não gostei muito da execução, acho que faltou alguma coisa. Pensei que eu ia gostar, mas sinceramente, quando os créditos subiram, minha conclusão foi de que realmente não foi legal! Fico até triste em falar isso, porque respeito muito o trabalho de Lília Cabral, adoro comédias, mas definitivamente não me diverti com essa! Fica pra próxima!Mudando de assunto!
Amanhã, chega às locadoras o DVD de “Inimigos Públicos”, de Michael Mann, com meu querido Johnny Depp interpretando magistralmente o gângster John Dillinger. Adorei o filme no cinema e não vejo a hora de assisti-lo novamente, agora, em DVD. É uma ótima opção para quem gosta de cinema de qualidade! Beijos!
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Muita saúde para Elton e Dinho!
Mas resolvi falar sobre os dois, porque são marcantes pra mim! O Elton é uma voz constante em minha vida desde muito pequena, adoro suas músicas e sua voz! Entre tantas queridas, cito duas “Crocodile Rock” e “I Guess That's Why They Call It The Blues”, som maravilhoso!
E Dinho porque faz parte de minha adolescência: anos 1980! Além de ser um charme, arrasava em “Música Urbana”, cujos versos eu cantava aos quatro ventos: “Tudo errado, mas tudo bem/Tudo quase sempre/ Como eu sempre quis/ Sai da minha frente/ Que agora eu quero ver...”. E mais recentemente, gosto de “Não Olhe Pra Trás”, que tem versos muito significativos pra mim, que de vez em quando, tenho vontade de correr em linha reta, sem olhar pra trás.
Saúde para os dois! Espero que retornem aos palcos em breve! Beijos!
domingo, 1 de novembro de 2009
Mais comentários sobre “This is It”
Sobre Michael Jackson, escrevo sempre como fã e, como a emoção fala mais alto, acabei deixando de comentar detalhes maravilhosos do filme “This is It”! Por exemplo, quando Michael orienta a guitarrista durante o solo da música “Black or White”, dizendo que aquele seria o momento dela brilhar! Além de tudo, era generoso! Mesmo brilhando intensamente, ele sabia abrir espaço para cada um ter seu momento especial! Perfeito!Outra cena que quero comentar é quando Michael, mesmo insistindo que queria se poupar, se empolga e nos brinda com a beleza e força de sua voz, arrancando aplausos e assobios da pequena platéia, formada por bailarinos e outros membros da equipe. E diz com um sorriso tímido no rosto: “Não façam isso comigo. Eu esqueço que tenho que poupar minha voz”. Que delícia vê-lo ali tão à vontade no palco, lugar onde ele, certamente, era muito feliz!
Aliás, quero abrir um parêntese para dizer que li o comentário no blog de Ana Maria Bahiana sobre “This is It” e fiquei muito emocionada com sua reverência, carinho e reconhecimento ao talento de nosso Rei do Pop! Nem sempre temos um texto tão bonito sobre Michael e, melhor ainda, assinado por uma jornalista tão respeitada! Parabéns pelo brilhante texto, Ana! E peço licença para reproduzir uma das frases mais significativas e sensíveis desse texto: “A grande ironia, é claro, é que se Michael estivesse vivo provavelmente não veríamos esta inesperada janela sobre sua alma criativa”! Que Deus o abençoe! Beijos!