Depois de meditar, antes de abrir os olhos, ele diz uma frase, no mínimo, inquietante.
– Como assim?
Por um momento, o mestre fica em silêncio, só se ouvem pássaros cantando e o barulho distante da cachoeira. Quando, finalmente, o homem franzino e calvo abre os olhos, vê o discípulo com cara de interrogação.
– Vamos nos sentar e saborear um chá!
– Mas o que quis dizer com...
– Calma... vou contar o que vi enquanto meditava, mas antes é preciso estar aberto para a real beleza da vida... expanda sua mente, só assim consegue aproveitar o que vai ouvir.
Na sala, o chá está servido, eles sentam nas almofadas e continuam em silêncio. A curiosidade toma conta do rapaz. O que será que o mestre quis dizer com aquela frase?
– Acalme-se e tome o chá. Para receber conhecimento é preciso sossegar coração e alma. E lembre-se, mantenha a mente aberta!
O discípulo concorda com a cabeça e dá um gole no chá. Depois de saborear a bebida, o mestre faz um sinal para o rapaz e os dois voltam para o terraço.
– O que eu disse antes do chá?
– Algo que eu ainda não consegui compreender.
– Repita a frase que ouviu.
– O mestre disse: o mundo se distrai!
– O que pensou ao ouvir essa frase?
– Confesso que meu pensamento deu um nó...
– O mundo se distrai... quando você acha que isso acontece?
– Essa é a minha grande dúvida, mestre! O mundo distraído?
– Acalme-se, não estamos em uma competição. Você não precisa acertar para ganhar um prêmio, quero que pense.
O discípulo tenta disfarçar a ansiedade, mas está inquieto demais para se concentrar.
– Está bem... vou ajudá-lo a soltar o pensamento. Muitas pessoas dizem que em determinadas situações parece que o mundo parou...
– Sim... mas isso é força de expressão, egocentrismo, sei lá... seja o que estiver fazendo, o mundo não vai parar só pra te ver... ahahaha...
– Parar realmente ele não vai. Mas tente ser menos tosco e reflita.
O discípulo fica sem graça e abaixa a cabeça.
– Não tenha vergonha de não entender uma mensagem, o seu problema está em não tentar aprender o que não lhe é dado de bandeja. Não quero que me peça desculpas, quero que se concentre no que estou dizendo. Usei a palavra tosco apenas para acordá-lo de sua apatia.
O mestre levanta, respira fundo e fica por alguns minutos contemplando as montanhas que cercam o santuário. Quando volta a sentar em frente ao discípulo, passa a narrar diversas cenas que para muitos podem parecer comuns.
– Você tem razão, o mundo não para. Ele está sempre em alerta, tudo acontece simultaneamente. A natureza segue seu movimento constante. Árvores crescem, dão flores e frutos, o Sol nasce e se põe, as nuvens se tornam chuva, a Lua ilumina a noite, as estrelas brilham, os rios correm para o mar, as cachoeiras formam belos véus, os animais se acasalam, nascem os filhotes que dão continuidade à espécie. Enfim, o ciclo da vida se faz a cada minuto, o que acontece é que o ser humano, cada vez mais insensível, deixa de apreciar esse espetáculo de cores, aromas, gostos. Quantas vezes, as pessoas se dispõem a observar as sutilezas do mundo que as cerca? O homem precisa se curvar ao sagrado como o próprio mundo faz.
O discípulo respira fundo e se concentra, enquanto o mestre continua sua narrativa, agora, com um leve sorriso no rosto.
– Existem momentos sublimes, em que o mundo se distrai com tamanha beleza e ternura. Como aquele instante em que um casal se torna um só, deixa-se acariciar, conversa à vontade sem se importar com o tempo. Quando a criança dá os primeiros passos e se abre em um sorriso libertador. Ou quando um idoso abraça seu bicho de estimação e sente naquele segundo que não está sozinho. Quando a maioria das pessoas diz que o mundo parou... na verdade, o mundo não para, ele se distrai com a beleza dos sentimentos. O mundo continua girando, apenas reverencia aquele sagrado instante em que a vida fala mais alto.
Lágrimas banham o rosto do discípulo, que tenta conter a emoção.
– Pelo que vejo, você, finalmente, entendeu... o ensinamento só acontece quando toca o coração e a alma do aprendiz. Não enxugue suas lágrimas, elas lavam seu rosto e levam suas dúvidas para longe.
– Nunca havia pensado por esse lado... o mundo não para, apenas se distrai com a beleza!
– Da próxima vez que sua vida tecer um desses instantes, lembre-se de aproveitá-los, reverencie cada momento de amor, alegria, prazer, cultive a paz de espírito, conecte-se às forças do universo, respeite a sabedoria do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário